Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2011

INSIGHT, LUZ E EVOLUÇÃO




A arte de escutar é como uma luz 
que dissipa a escuridão 
da ignorância.

Dalai Lama


O que sinto agora é um grande rebuliço dentro de mim. Uma reviravolta em turbilhão de insights. Um desejo de expor em palavras o quebra-cabeça que está aos poucos sendo montado na mente como meio de alcançar diversos entendimentos antes completamente soltos. É uma vontade de nascimento para a compreensão desse mundo que parece oras não andar, oras caminhar a passos lentos ou por vezes até regredir quando nossos olhos estão mais pessimistas.

Porém e apesar de todas as adversidades vivenciadas e noticiadas no presente tempo, há no meu ser deste momento uma confiança vinda não sei de que fonte de que estamos caminhando para a luz. Pareço estar clareando como num nascer de dia percebendo que em tempos remotos o que acontecia era o fato do ser humano estar adormecido para os sentidos que aos poucos agora estão sendo despertos para um novo conhecimento em sabedoria.

Não é que exista mais maldade e mais absurdos na modernidade. O fato é que existe sim mais luz que nos fazer perceber o que antes em trevas se escondia. A luz está sim expandindo e evidenciando o que outrora estava obscurecido pelos sentidos anestesiados. Vemos mais e melhor e isso nos afeta de outros modos diferentemente dos anteriores, um dia de sol vai raiar (e já está raiando) para nossa humanidade mesmo que hoje ainda não consigamos apreender todo esse conhecimento como verdade.

Na concepção filosófica racional não é possível o mundo regredir: à medida que o tempo passa só há um caminho – a evolução. Embora existam tantas controvérsias confio na possibilidade de estarmos crescendo e atingindo patamares mais elevados nos preparando para uma graça em aprimoramento da alma.

Pois somente à medida que enxergamos mais e melhor poderemos modificar o que de errado estamos fazendo, quando a claridade alcançar os becos da vida, os debaixo dos móveis onde acumulam sujeira e bichos poderemos arrastar os pesados objetos e alcançar o que antes nem sabíamos existir. Talvez seja só uma euforia de minha parte e que momentaneamente se expressa em palavras de otimismo. 

Entretanto prefiro crer que elas tenham sua parcela de verdade a ficar enterrando-me em tristezas por conta de visões negativistas em lupas que só aumentam as pedras a montanhas intransponíveis.

A escuridão não pode expulsar a escuridão,
 apenas a luz pode fazer isso. 
O ódio não pode expulsar o ódio, 
só o amor pode fazer isso.


Martin Luther King


Andreia Cunha











Nenhum comentário:

Postar um comentário