Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CHOQUE PARA NÃO FICAR CHOCANDO.




A psicologia nunca poderá dizer 
a verdade sobre a loucura, 
pois é a loucura que detém 
a verdade da psicologia.

Michel Focault

Meu vizinho estava tão traumatizado com o mundo que queria ficar chocando suas idéias como se fossem ovos recém colocados. Me dizia que não tinha vontade para nada, que sair da cama era um martírio e ter de ir às ruas resolver pendengas era o maior problema.

“O chocar idéias é meu único meio de produzir algo, e esse quarto é meu universo existencial.”

Afirmava e reafirmava isso com constância.
 “Aqui me sinto seguro, protegido e acolhido. A cama é como minha mãe: me abraça e me envolve gostoso.”

Não adiantava lhe darem conselhos para se retirar e fazer outras atividades. Estava decepcionado com a vida e me dizia que necessitava daquele estado para renascer com outros pensamentos.

“Talvez os ovos fossem a representação da nova fase que estava por vir.”

O interessante e inacreditável foi quando aderiu à noção de chocar realmente ovos como galinha com seus filhotes. Incutiu tanto essa idéia que me convenceu a sair à noite, horário mais calmo, para comprar duas dúzias. Explicou-me que cada ovo representava mesmo uma idéia...

Aconchegou-os na cama para aquecê-los, enquanto isso teria motivos suficientes para permanecer do jeito que queria: fora do planeta, distante de olhares alheios.

Achava aquilo um choque - total, completo e absoluto. Estaria meu amigo ficando louco? Seu trabalho afetara tanto sua mente a ponto de chocar ovos e chocar as pessoas com seu ato excêntrico?

Nada se podia fazer, pois como resposta Alisberto estava alimentando um comportamento maternal e agressivo a todos aqueles que se aproximassem de maneira ameaçadora de seus bebês-ovos- Indefesos ainda para a vida.

Não se descuidava, lia e também me fazia ler e interpretar historinhas para eles! Até então achava que o caso se agravava dia após dia com as alucinações crescentes. Mas passei a crer quando os ovos começaram a picar realmente!

De cada ovo um novo Alisbertinho, todos piando papai, papai...
E é esse o fato que estou tentando explicar. É verdade... Calma, por favor, não estou mentindo... O que é isso que estão me colocando...

- Psiu, fique quientinho, sem agitações... Só vai dar uma ardidinha no começo. Ponha na tomada. Ponha na tomada.
A última coisa que se ouviu daquela sala foi o tremendo choque dado no narrador da história que num hospício delirava sobre um caso absurdo de um amigo que chocou ovos.

Vê se pode?

O louco, o amoroso e o poeta 
estão recheados de imaginação.
William Shakespeare

P.S. Fico com a primeira opção

Andreia Cunha












Nenhum comentário:

Postar um comentário