Powered By Blogger

sábado, 3 de setembro de 2011

A COSMÉTICA DO COSMOS




O cosmos é a grande ordem do universo. 


Se o homem não encontrasse uma palavra a qual pudesse expressar essa absurda infinitude, provavelmente até hoje estaríamos chafurdando em pleno caos mental. Por isso, e digo sem colocar a palavra 'talvez' arriscando-me no mar obscuro da certeza, de que sem a invenção arbitrária das palavras, nós meros mortais ainda não teríamos condições de criar tantos conceitos sejam em âmbito do maior quanto do menor, também chamados de macro e microcosmos. 

Cosmos e cosmética. Palavras interessantes e aparentemente distintas, mas não são. Ambas provém do grego Kosmos, que bem poderia ser um dos Titãs ou Deuses mitológicos. O oposto está ligado a Caos - desordem, bagunça.

Mesmo nós mortais desconhecendo a política de organização desse ser poderoso, percebemos que a ele estamos sujeitos independente de nossa inteligência em tentar compreendê-lo em sua plenitude. 


Nossos instrumentos cada vez mais precisos só vem a comprovar esta singela teoria. Embora não tenhamos chegado nem a ínfima parte do mistério enigmático que o recobre como organizador dos inimagináveis regiões das galáxias às teorias dos multiversos bem como ao universo nanotecnológico.

E o que nos resta então? Há várias possibilidades para esse encontro. Uma delas é a cosmologia (estudo do cosmos) a outra é a cosméstica que está relacionada com a estética desse microcosmo que somos. 

Enquanto não encontramos a resposta para o insondável Ser Cosmológico temos de nos contentar com nossas faces sendo aprimoradas de seu caos primordial por intermédio de produtos que lhe realçarão a beleza a qual filosoficamente continua tão abstrata quanto os enigmas cosmológicos e científicos.

Será que não passamos de pequenos maquiadores da infinita verdade universal?

Andreia Cunha









Nenhum comentário:

Postar um comentário