Powered By Blogger

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O MÓVEL DO IMÓVEL



1. "Todo corpo continua no estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudá-lo por forças a ele aplicadas."

2. "A resultante das forças que agem num corpo é igual a variação 
da quantidade de movimento em relação ao tempo"

3. "Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, 
receberá deste uma força de mesma intensidade, 
mesma direção e sentido oposto à força que aplicou em B."

As três leis do movimento segundo Isaac Newton

Para muitos dos religiosos, Deus é o Imóvel.  O tempo passa e Ele jamais passará. Sua permanência é sinal de sua integridade e convicção em seus próprios preceitos.

 A idéia divina está para a imutabilidade, enquanto o homem vive de mudança em mudança em seus movimentos no mundo geralmente agitados pelo próprio conceito que ele tem de tempo.

Será que é na imutabilidade e na desconsideração do tempo que reside a perfeição? Aquilo que tantos religiosos almejam para terem a tão sonhada vida eterna? Teríamos que viver fincados no infinitivo, que é a linha acima da própria linha dos tempos verbais? Mas para vivermos no infinito teríamos que ser o próprio Deus, pois estamos fadados à morte pela matéria perecível que nos consome e, maiormente segundo consta, pelo próprio homem ter se iludido e se movimentado a favor do mal – o comer do fruto proibido.

Tenho comigo a idéia clara de que o pecado original não está em nada ligado a questões sexuais. A pobre maçã e a mulher são figuras estigmatizadas na representação do Poder. Foi movido pelo querer ser como Deus – Onipotente, Onisciente e Onipresente – que o homem cedeu à tentação. É movido pelo poder que o homem destrói outro homem, explora, humilha e até o aniquila. 

O dinheiro, a propriedade, o consumo exagerado são apenas reflexos mascarados dessa ilusão pela ganância e desejo pelo controle que é exercido pelo poder.

Caso fossemos imóveis ou imutáveis, melhor dizendo, nada disso nos aconteceria. Estaríamos ainda hoje gozando as benesses do Éden sem ansiarmos por domínios e territórios. Seria mesmo esse o plano desse Deus cristão? Seria Ele tão ingênuo mesmo sendo Onisciente a ponto de desconhecer o intento do homem? Tenho minhas dúvidas, pois há diversos trechos bíblicos que se referem ao arrependimento de Deus para com o homem. Os mesmos religiosos citados no início afirmam estar a bíblia ocidental repleta desses mistérios por conta da língua hebraica e as diversas significações de uma única palavra. Dizem: Deus não se arrepende é o homem que muda sua atitude para com Ele e nisso joga a responsabilidade no Divino.

Enfim, quanto à questão religiosa há muitas controvérsias e não tenho a pretensão de aprofundar um assunto da qual não sou mais do que mera curiosa embora tenha minhas idéias particulares a qual expus anteriormente nesse mesmo texto. Dessa parte deixo a meus leitores a mesma dúvida que me motivou, mas não quero parar por aqui.

Algo que se move é sinal de que está em plena ebulição de mudança.  Mas quem disse que o que aparentemente está imóvel também não sofre mudanças? Enquanto estivermos fadados a essa matéria e a essa Terra na qual o tempo é o fio condutor da realidade nada nem ninguém pode dizer que não está sujeito as intempéries desse senhor intitulado Cronos. Uma mesa sempre no mesmo local está sujeita ao fenecimento, o mesmo que nos acontece de segundo a segundo. Há bela frase de Fernando Pessoa que se refere às roupas usadas:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Fernando Pessoa

Se até mesmo aquilo que consideramos imóvel é mutável de acordo com o tempo na qual estamos inseridos, não há porque temermos as mudanças. Passaremos por elas queiramos ou não. O ideal é a aceitação dessa condição por mais que esta nos seja adversa no presente momento.

Do ponto de vista da Física, há a Mecânica e suas subáreas que se dedicam ao estudo do movimento: a Dinâmica, Cinemática e a Estática. Do ponto de vista filosófico, artístico, literário, trabalhista, etc qualquer atitude que envolva grupos organizados constitui um movimento: Modernista, Feminista, Sindical...

Percebemos que a palavra movimento também se movimenta tanto quanto o homem na busca de seus diversos sentidos.

Tentar ser imóvel nesse mundo móvel é não cumprir a missão que nos foi estipulada: evoluir.

"Aqueles que não amam a mudança são, verdadeiramente, visitantes da Terra."
 (Richard Bach)

Andreia Cunha











2 comentários:

  1. Se não passo aqui o meu dia não começa bem, é obrigatório verificar o que anda passando pela sua cabeça linda.
    Beijos e mais beijos.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo, confesso que me sinto honrada com suas palavras. Fico feliz em tocar sua alma com meus escritos.Isso tudo já vale uma vida. Obrigada por fazer valer a pena. Afinal, tudo vale a pena qdo a alma não é pequena - e a sua se expande em luz para esse mundão afora. Amo vc!

    ResponderExcluir