Powered By Blogger

sábado, 15 de outubro de 2011

DIGA GIZ - FOTO DA EDUCAÇÃO: O BRASIL COMO NAÇÃO







É no problema da educação 
que assenta o grande segredo 
do aperfeiçoamento da humanidade.

Immanuel Kant

O essencial, com efeito, na educação, 
não é a doutrina ensinada, é o despertar.
Ernest Renan

Todo sistema de educação
 é uma maneira política de manter 
ou de modificar a apropriação dos discursos, 
com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.
Michel Foucault



Pobre o país que prioriza a educação apenas como pauta de interesses políticos visando candidaturas à próxima eleição.

Sim, pobre. Apesar de toda a riqueza que esta terra nos proporciona e é regada, o político brasileiro não enxerga além dos limites de seu umbigo quase sempre abarrotado das crostas de imundícies morais ali impregnadas.

O que fazem como benefício para o povo não é mais que obrigação. Entretanto, nós, como povo e dessa corja patrão, apenas observamos a dança no salão regada a muita pizza para abafar a corrupção.

Pontuar mudanças mascarando dados e aumentando horários de permanência na escola é engodo, é descaso para quem até agora se limitou a dizer que “os ventilado” pode ser aceito e não mais do que lingüístico preconceito dos que prezam pela unicidade da língua.

Enquanto a papagaiatura corre solta nessa terra brasilis visando os anos seguintes, a grande maioria e nisso incluo os professores são desqualificados e por fim desmoralizados à condição de Judas traidores e culpados por tentar manter alunos interessados na tortura luta pela mera sobrevivência.

Será que não percebem que a classe, maiormente feminina, é arrimo de família e também  precisa ter outras vidas além da profissão? Somos reduzidos a meros peões produtores de números mascarados que enfim serão divulgados como meta da nação.

Educação é mais que dado que por fim será mostrado como sonho objetivo iludindo a maioria da real situação.

Sentimo-nos cansados e também descamisados, pois o salário não compensa para tanta humilhação. Pergunte a qualquer criança a seguinte questão: se desejam como profissão a carreira de professor?  O que se ouve é um cruz credo, ave-maria, isso não.

Triste terra tão repleta da beleza e dos recursos da natureza, mas que não valoriza o que ensina o pequeno cidadão. 

Andreia Cunha










Nenhum comentário:

Postar um comentário