Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

OS ETERNOS RETORNOS




Por qual motivo o homem insiste em retornar a velhos conceitos como meio de ascender no caminho da evolução?


Retornar ao passado é procedimento necessário, entretanto cometer os mesmos erros torna-se burrice como dizem os ditados populares.


O ressurgir de atitudes preconceituosas mascaradas de idealismos é pura demagogia dos que tentam seduzir multidões para seus preceitos enraizados em épocas longíquas entulhadas nos monturos da linha do tempo.


Mentes novas se deixam seduzir e fazem o terror de certas vertentes idealistas monstruosas serem revividas como uma nova cara, porém com o velho ranço. Tenho por mim que falta resgatar um tanto desse passado histórico não como quem o viveu ali apegado nas horas, mas com o distanciamento necessário para julgar tais atos e consequentemente retirar conclusões pautadas no lado mais humano possível. Afinal, seres racionais deveriam ser capazes de se colocar no lugar alheio. Seja lá quem estiver no lugar desse alheio.


Contudo, o que se vê é um resgate sombrio de radicalismos em prefixos de “neos” neo isso neo aquilo, ou pós... Considero o prefixo pós mais adequado quando o interesse é analisar o que para trás ficou. Neo nos passa a ideia de renascimento, resgate e por que não dizer o ressuscitar do morto e enterrado?


Pós-nazismo é bem diferente de neo-nazismo. O ressurgir do que se chama extrema direita causa-me calafrios em pensar que ainda vivemos o efeito cascata do que acontece nos países ditos desenvolvidos e que, portanto, a tendência é vivermos num futuro próximo situações semelhantes.


Aliás, algumas já ressurgiram embora não tão aberta e declaradamente expostas. O que por fim questiono é: Que mundo estamos semeando e plantando para essas crianças que ainda estão sendo geradas ou ainda estão na tenra idade e serão os futuros cidadãos do mundo?


Andreia Cunha



Um comentário:

  1. A POSTAGEM ESTÁ SEM IMAGENS POIS ESTOU COM PROBLEMAS DE VELOCIDADE NA NET. EM BREVE ESTARÁ COMO DEVE SER.
    GRANDE ABRAÇO A TODOS OS ADMIRADORES.

    ResponderExcluir