Powered By Blogger

terça-feira, 5 de julho de 2011

A RTE DE OUVIR NO SÉCULO XXI

 
 A RTE DE OUVIR NO SÉCULO XXI
ESTAMOS ACOSTUMADOS A PENSAR MÚSICA COMO UMA FUGA PARA OS PROBLEMAS, UM PORTO SEGURO, UM MEIO DE RELAXAR DAS INTEMPÉRIES MUNDANAS A QUAL CONVIVEMOS. AFINAL, ELAS SÃO TÃO BRUSCAS E NOS CAUSAM TANTOS MALES QUE O MAIS NATURAL É ESSE MODO DE PENSAR.
EIS QUE SURGE SCHOENBERG E NOS TIRA DO SOSSEGO. CHOCA-NOS COM A ASSIMETRIA SONORA E BATE-NOS NA CARA TODA NOSSA INQUIETAÇÃO NÃO COMO UM DEUS QUE NOS JULGA, CREIO QUE COMO UM MEIO DE NOS DESPERTAR OS OUVIDOS E ADENTRAR O CORPO INTEIRO PARA A REFLEXÃO DESSE UNIVERSO DELIRANTE QUE ACABA NOS ADOECENDO.
NADA MAIS IMPORTANTE QUE A AUDIÇÃO PARA CHOCAR. A POESIA RECITADA CAUSA-NOS UM EFEITO DIFERENTE DO MERAMENTE LIDO EM VOZ BAIXA. ELA FOI FEITA PARA SER FALADA. IGUALMENTE A MÚSICA QUE TEM O PODER DE EVOCAR SENTIMENTOS, SENSAÇÕES, CHEIROS E GOSTOS MISTURADOS A RECORDAÇÕES.
PARA SCHOENBERG, A VIDA É UMA PARTITURA INCONCLUSA, REPLETA DE ALTOS E BAIXOS, SONS E SILÊNCIOS CONTRASTANTES E INCOMODÁVEIS AOS OUVIDOS. SUAS COMPOSIÇÕES NÃO SÃO PARA ANESTESIAR OS SENTIDOS, MAS PARA O DESPERTAR DA ALMA SEDENTA POR ENTENDER SEU MUNDO NO DESEJO DE SAIR DAS CASCAS DA CEBOLA CHEGANDO AO ÂMAGO, AO NADA QUE NOS COMPÕE E AO MESMO TEMPO O TUDO QUE NOS IMPÕE A AÇÃO DE COMPRENDER, DE TOMAR POSSE DESSAS AFLIÇÕES QUE TANTO NOS SUJEITA A CONDIÇÃO HUMANA DE SERMOS IMPERFEITOS.
O OUVIR MÚSICA É COMO O PENSAR DE MANEIRA DESESTABILIZADORA, FRAGMENTANDO E RECONSTRUINDO O QUE NOS PARECE INCOMUNICÁVEL, INDIZÍVEL. BEETHOVEN FICOU SURDO, MAS CONHECIA A DENSIDADE PROFUNDA DA MÚSICA QUE ESTAVA ENTRANHADA EM SI. O QUE NÃO IMPEDIU DE COMPOR APÓS TAL INFORTÚNIO.
QUÃO SURDOS ESTAMOS PARA A VIDA? A PONTO DE NÃO MAIS NOS OUVIRMOS E SERMOS OUVIDOS?  E QUANTO DA MEDIOCRIDADE IMPOSTA TEM ANESTESIADO NOSSOS OUTROS SENTIDOS A PONTO DE NÃO PERCEBERMOS OUTRAS POSSÍVEIS LEITURAS QUE A MÚSICA PODE NOS PROPORCIONAR?
O MAIS TRISTE DE SE IMAGINAR É QUE NEM TODOS CONSEGUEM PERCEBER O QUANTO A MÚSICA É TRANSFORMADORA O GRANDE PRAZER DO ARTISTA NÃO É SER SÓ E SOMENTE OUVIDO, MAS PERCEBER O QUANTO DE SEU MUNDO INTERIOR FOI CAPAZ DE CAUSAR IMPACTO NAS PESSOAS QUE O LEEM COM AMPLITUDE DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS.
A ARTE MUSICAL É PARA  SER OUVIDA COM O CORPO INTEIRO.


Andreia Cunha


Nenhum comentário:

Postar um comentário