Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de julho de 2011

AMO OS CÍRCULOS. NUNCA ANDEI MESMO EM LINHA RETA






De tempos em tempos os ciclos giram. Frase-clichê, porém  bem aplicável  a nossa trajetória.


Temos a tendência de comparar a vida à figura geométrica do círculo. E isso vem de longa data, antes de Cristo para termos uma noção mais clara.
O círculo passa-nos a idéia de completude e também de infinitude. Mesmo em seus 360º, a noção é a de que mesmo voltando ao ponto dito como de partida, esse retorno nunca será igual ao anterior, pois há um movimento do tempo.
É claro que se fizermos isso no papel com um compasso não é tão evidente quanto na prática diária. No papel, provavelmente, ficará um risco sobre outro. Entretanto, na vida fica mais perceptível por conta das sensações de mudanças ocorridas.
Em percursos de idas e vindas: posso ir todos os dias para o mesmo lugar, fazer sempre o mesmo caminho, mas a cada amanhecer algo novo acontecerá. São ciclos constantes que percorremos devido à rotina seja por motivo de trabalho, escola etc. Uma ida e uma volta completam um círculo, no dia seguinte voltamos a circundar o primeiro ciclo, mas jamais se pode dizer que eles são idênticos apesar da seqüência espacial. A temporal muda e tudo o que nela existe também. Há intempéries de todos os tipos: do envelhecimento, do fenecimento, do renovo, etc.
Percorremos inúmeros círculos, desde os menores contidos no cotidiano em segundos ou minutos como há os maiores que são os diários, os mensais, os anuais até completarmos o grande circulo que é a própria vida com a morte do corpo, o fim dessa jornada propriamente dita.
Abaixo segue um tanto do que já se falou sobre círculos:

Círculo Vicioso
Bailando no ar, gemia inquieto o vagalume:
"Quem me dera que fosse aquela loura estrela,
Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!"
Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

"Pudesse eu copiar-te o transparente lume,
Que, da grega coluna à gótica janela,
Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela..."
Mas a lua fitando o sol com azedume:

"Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela
Claridade imortal, que toda a luz resume!"
Mas o sol, inclinando a rútila capela:

"Pesa-me esta brilhante auréola de nume...
Enfara-me esta azul e desmedida umbela...
Por que não nasci eu um simples vagalume?"

Machado de Assis 



“ A glória é como o círculo na água; nunca cessa de se dilatar até que a força de se expandir se perde no nada”.

William Shakespeare


“Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos... aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza”.

 Albert Einstein


" O círculo do tempo gira dentro do círculo da eternidade. na eternidade não existe o tempo; porém , o tempo gira dentro do círculo da eternidade.Termina um tempo e uma personalidade; porém, ao girar a roda, aparece sobre a Terra um novo tempo e uma nova personalidade. Retorna o Ego e tudo se repete. ... Com a morte se fecha o tempo e a eternidade se abre. O círculo da eternidade primeiro se abre e logo se fecha, quando o Ego regressa ao círculo do tempo."


Samael Aun Weor

Rotação  

a esfera
em torno de si mesma
me ensina a espera
a espera me ensina
        
a esperança
a esperança me ensina
uma nova espera a nova
espera me ensina
de novo a esperança
           na esfera

a esfera
em torno de si mesma
me ensina a espera
a espera me ensina
        
a esperança
a esperança me ensina
uma nova espera a nova
espera me ensina
uma nova esperança
         na esfera

a esfera
em torno de si mesma
me ensina a espera

a espera me ensina
         
a esperança
a esperança me ensina
uma nova espera a nova
espera me ensina
uma nova esperança
           na esfera
 
Cassiano Ricardo

Circulo de vida eterna


Caminho em trilhas feitas pelo tempo, esqueci para onde vou, do mesmo
jeito que não sei de onde vim.
Mistérios que envolvem a vida em dias claros ou escuros.
Vivo, e porque não viver, se é esse o motivo de tudo?
Enquanto estou aqui, o mundo gira cada vez mais rápido e não
vejo ele passar por meus olhos, mas quando me dou conta, já é
meia noite de um novo e mais um dia em minha vida.
Caminho sim, mesmo que ainda falte muito para chegar, porque
no final da estrada, eu sei que sempre terá alguém sorrindo, esperando de braços
e coração abertos a minha chegada.
Contarei minhas aventuras e tudo que passei e vi, enquanto você crescia e se modelava
a minha imagem de um grande homem cheio de sonhos e planos para nós.
Seus olhos pequenos, sua face é a bondade, não serão corrompidos porque caminho
e a cada passo que eu dou na vida, lhe entrego um pouco de mim e todo amor que
posso sentir.
E quando chegar o final de tudo, será a sua vez de percorrer esse mesmo caminho e levar
um pouco de mim onde passei.

(Rodrigo Nyrak)


 

Círculo de Tolerância



Um famoso senhor com poder de decisão, gritou com seu diretor,

porque estava com ódio naquele momento.

Seu diretor, chegando em casa, gritou com sua esposa,

porque estava gastando demais.

A esposa por sua vez, gritou com a empregada que quebrou um prato.

A empregada chutou o cachorrinho no qual ela tropeçara.

O cachorrinho saiu correndo, e mordeu uma senhora que ia passando pela rua,

porque estava atrapalhando sua saída pelo portão.

Essa senhora foi à farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico,

porque a vacina doeu ao aplicar.

O farmacêutico, chegando em casa gritou com a mãe,

porque o jantar não estava de seu agrado.

Sua mãe, idosa, passando a mão em seus cabelos e beijando-o na testa, disse:

-Você está muito nervoso, trabalhou muito, e a esta hora já esta cansado, amanhã você vai se sentir melhor.

O abençoou e foi deitar.

Naquele momento o CÍRCULO DO ÓDIO se rompeu,

porque encontrou a TOLERÂNCIA, o PERDÃO e o AMOR.

Se você está ou entra em um CÍRCULO DO ÓDIO,

lembre-se que que com tolerância, PERDÃO e AMOR pode-se quebrá-lo.



P.S. POSTEI ALGUMAS CIRCUNFERÊNCIAS.
Andreia Cunha









Nenhum comentário:

Postar um comentário