Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O POÇO DOS DESEJOS: ESSA EU TIVE QUE IR LÁ NO FUNDO DO POÇO PARA POSTAR.


FONTANA DI TREVI - ROMA

A ORIGEM DO POÇO DOS DESEJOS É UM TANTO CONFUSA E ENIGMÁTICA. SÃO POUQUÍSSIMAS AS INFORMAÇÕES CLARAS QUE DELINEIAM ESSE OBJETO MÍSTICO QUE ADENTRA O SER HUMANO DESDE A MAIS TENRA IDADE.

BUSQUEI NOS SITES DE PESQUISA , LENDAS, MITOLOGIAS E AFINS PARA ENTENDER O QUE BUSCAMOS REALMENTE AO JOGAR E DEPOSITAR UMA MOEDA NO FUNDO DE UM  POÇO. 

NO FUNDO, O QUE SE TENTA BARGANHAR NÃO É SÓ UM DESEJO QUALQUER FRUTO DA VONTADE ÚNICA DO PEDINTE. PARA ISSO FUI A BUSCA DOS DICIONÁRIOS DE SIMBOLOGIA PARA ENTENDER DE DIVERSOS PONTOS DE VISTA O QUE O POÇO REALMENTE SIGNIFICA.

EIS UM TANTO DE MINHAS PESQUISAS (ESPERO QUE AOS ÁVIDOS TANTO QUANTO EU ESTA PEQUENA PESQUISA SEJA ÚTIL E SATISFAÇA UM TANTINHO DO QUE TEMOS E NOS CORRÓI CASO NÃO CONSIGAMOS ALGO RAZOÁVEL O SUFICIENTE PARA ACALMAR ESSE BICHINHO QUE NOS CONSOME -A CURIOSIDADE).











EM JUAN-EDUARDO CIRLOT: 
  • POÇO: NO SIMBOLISMO CRISTÃO SIGNIFICA A SALVAÇÃO NO GRUPO DE IDEIAS ASSOCIADAS AO CONCEITO DE VIDA COMO PEREGRINAÇÃO. O POÇO DE ÁGUA REFRESCANTE E PURIFICADORA É SÍMBOLO DA ASPIRAÇÃO SUBLIME, DA 'CORDA DE PRATA' QUE LIGA AO PALÁCIO DO CENTRO.
  • O ENCONTRO SIMBÓLICO DE POÇOS É, EM CONSEQUÊNCIA, SIGNO ANUNCIADOR DE SUBLIMAÇÃO.
  • NA MITOLOGIA, DEMÉTER E OUTRAS DIVINDADES FORAM REPRESENTADAS JUNTO A UM POÇO. NÃO SÓ NAS CULTURAS SUPERIORES DA ANTIGUIDADE SE ACHA ESTE SÍMBOLO MAS TAMBÉM ENTRE OS PRIMITIVOS. SCHNEIDER ASSINALA QUE NOS RITOS MEDICINAIS DOS POVOS DE NÍVEL ANIMISTA, NO CENTRO DO PROCESSO ACHA-SE UM LAGO OU UM POÇO COM CUJA ÁGUA OS DOENTES MOLHAM AS MÃOS , OS PEITOS E A CABEÇA.

GRIFO MEU: TALVEZ ESTEJA AÍ UM DESEJO DE NÃO ADOECER E O JOGAR DA MOEDA SEJA UM MEIO DE BARGANHAR ESSE MEDO DA MORTE.

O POÇO É TAMBÉM SÍMBOLO DA ANIMA E ATRIBUTO FEMININO EM ALEGORIAS E EMBLEMAS MEDIEVAIS.

HÁ TAMBÉM OS POÇOS CONSIDERADOS INICIÁTICOS
  • O poço diz-se iniciático porque se acredita que era usado em rituais de iniciação à maçonaria e a explicação do simbolismo dos mesmos nove patamares diz-se que poderá ser encontrada na obra Conceito Rosacruz do Cosmos.
  • A simbologia do local está relacionada com a crença que a terra é o útero materno de onde provém a vida, mas também a sepultura para onde voltará. Muitos ritos de iniciação aludem a aspectos do nascimento e morte ligados à terra, ou renascimento



  • O Poço Iniciático é o símbolo perfeito da descida ao interior da Terra (ao mais fundo de nós?) que desencadeia o processo irreversível do Homem em busca de si mesmo. E depois, uma vez vencidos todos os obstáculos, continua a ser ele o símbolo perfeito da subida em direcção ao exterior – a iluminação do peregrino que conseguiu ser mais forte que a viagem que se propôs fazer.
  • “Este lugar tem realmente um pouco de tudo”, confirma António Silvestre, abrindo a porta à descoberta e às explicações “As pedras da entrada sugerem logo a morte simbólica, iniciática, que precede a descida” – feita de 15 em 15 degraus até percorrer os nove patamares que trazem à memória os nove círculos do Inferno, os nove céus do Paraíso e as nove secções do Purgatório da Divina Comédia de Dante. E o percurso descendente lá continua, cada vez mais fundo. Cada vez mais intenso, à medida que a estrela de oito pontas e a cruz templária que nela se esconde vão crescendo a olhos vistos, até os pés tocarem o chão e o centro.
  • “A partir daqui várias possibilidades estão em aberto”, avisa o guia, apontando o labirinto que se segue e se faz de múltiplas escolhas, tal como a vida. Um dos caminhos vai dar a um beco sem saída [aquilo que acontece a quem recusa a viagem], outro vai ter ao Poço Inacabado, que recebe a luz do dia mas não dá acesso ao exterior [representando os que optam pelo menor esforço e acabam por se perder a meio do percurso].
  • “Há ainda um outro caminho que tem saída e luz, mas é mais comprido que os outros e não tem água. E um último que se faz pela direita (novo elemento simbólico) e vai desembocar no Lago da Cascata, de uma beleza espectacular que sobe para o exterior.” Quase como se dissesse que o processo está completo, fnalmente. Que custou, mas valeu a pena. Que tudo na vida terá valido a pena no dia em que percebermos que fomos capazes de superar os nossos limites.




FATO INUSITADO EM NOTÍCIA

Ladrões roubam poço dos desejos na Austrália


Um fato inusitado aconteceu no domingo (20/03/2011), na  cidade de Melbourne na Austrália. Ladrões entraram em um poço de desejos e levaram valor aproximado a US$ 30 mil em moedas, que foram jogadas no poço durante 8 anos, segundo o diário “Geelong Advertiser”. O poço de desejos de Melbourne, é uma das maiores atrações da cidade, que fica localizado no popular Fairy Park (Parque das Fadas). A maioria das moedas jogadas no poço, já estavam oxidadas devido ao tempo. O peso total das moedas levadas, era de 270 quilos. O gerente do parque Garry Mayer, disse que os ladrões “Não tem coração”, e enfatizou que muitas crianças que iam ao poço para pedir um desejo ficarão desiludidas. E a atração enfraquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário