Powered By Blogger

sábado, 16 de julho de 2011

ESCÂNDALO: O MAIOR OBSTÁCULO ...




Hoje me peguei pensando na palavra escândalo e a pesquisei pela via etimológica em busca de uma luz para entendê-la melhor.
Os povos pré-históricos indo-europeus empregavam a raiz - skand para formar palavras como saltar, trepar, escalar e, no espanhol, deu origem a palavras como ascender, descender, ascensor, escala, escalera e transcendência, entre muitas outras.
Os indo-europeus compuseram com - skand e o sufixo - alo o vocábulo skandalo, que significava obstáculo, dificuldade, que chegou ao grego como skandalon ("obstáculo" com o sentido de "armadilha" para derrubar alguém). O Latim tardio o acolheu com a denotação de "escândalo", opróbrio, até chegar à forma atual.Fonte: www.elcastellano.org.

Na vida política e na mídia a palavra ESCÂNDALO ganha ares de exclamação, cores vivas e berrantes. Entretanto ela tem se tornado figurinha tão carimbada que acho que a qualquer hora o escandaloso será quem não comete atos ilícitos. É tão comum alguém estar vinculado à imagem publica e cometer absurdos morais que o anormal e admirável atualmente seria o contrário. Digo isso com ares de tristeza e acho que nem preciso me explicar.
Mediante os fatos, penso que deveríamos repensar o que é escândalo não no sentido de amenizar os que são cometidos quase que diariamente, mas para tomarmos ciência do quanto abaixamos a cabeça e elevamos o nível da aceitabilidade para atos que seriam inaceitáveis por natureza.
Cada um de nós está embrenhado na sua própria concha e nisso nos anestesiamos para o olhar crítico da realidade que nos cerca.
Achamos que cabem aos veículos de comunicação noticiarem e evidenciarem os supostos erros, cabem aos titulares da justiça julgarem, e,  enfim, enquanto povo deixamos o barco correr frouxo e aos poucos ir à deriva.
Faltam mobilizações que mostrem o quanto estamos atentos, o quanto isso nos incomoda e causa indignação. Justificam os aumentos absurdos de seus próprios salários e fundamentam-se em leis que os próprios criam... Onde há legalidade nisso?
Creio que se todos tivéssemos tal poder aumentaríamos nossos próprios salários até as máximas alturas. Nesse mundo neoliberal, quem não quer mesmo ter grana no bolso e sair rindo com as sacolas cheias, abarrotadas de dinheiro para não ter dificuldades para o resto da vida?
A pirâmide social está cada vez mais achatada e vemos os céus nos comprimirem e continuamos esperando que os escândalos caiam como dejetos sobre nossas cabeças...
Continuamos quietos. Isso sim é escandaloso: não mostrarmos por negligencia nosso descontentamento. Criamos nós mesmos os obstáculos que nos distanciam socialmente dessa classe que transpõe as montanhas e ascendem financeiramente de modo corrupto.
Onde estão nossos sangue e veias? O maior escândalo é estarmos desconectados uns dos outros como povo na busca de ideais que só se conquistam como um todo compacto.
Bem disse Caetano “O grande escândalo sou eu aqui, só.”
O maior escândalo é nos deixarmos sós.

Tendo em vista que está tudo invertido em relação a valores, nada mais natural do que percebermos que quem está só realmente não é quem comete o escândalo, mas sim os que não agem contra os mesmos na medida em que são denunciados.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário