Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O FOGO SANTO DO INFERNO




O Que é o fogo?
O fogo, essencialmente duplo, realiza pois a síntese da conexão objetivo/subjetivo e em contrapartida comporta a marca do falso peso dos valores não discutidos. Como pois ir de encontro à barreira da intuição primeira? O zombar de si mesmo?
O fogo e o calor respeitam inicialmente às essencialidades. O bem e o mal aí se localizam. Contraditório, facilmente se presta a princípios de explicação universal.


A psicanálise do fogo - Gaston Bachelard



As labaredas tomavam conta dos sitiados. Imensas chamas asseguravam que o fim estava próximo e para eles com muito mais calor do que se poderia um dia imaginar.

Algum maluco incendiário e cheio de poder ateara fogo como meio de purificação da zona atingida. Afinal os batismos já não estavam mais resolvendo. A água hoje pobre e impoluta por tantos resgates de almas fétidas na lama da podridão carnal já não serviam mais como meio de purificação.

Nada mais justo que o fogo fizesse esse papel. “O fogo liberta, consome as impurezas e as recoloca em seus estados de origem: ‘do pó vieste e ao pó tornarás’...”

Ali, enclausurados, homens, mulheres, inclusive crianças e idosos esperavam aos prantos berros e lágrimas a hora em que o fogo humanamente travestido de justiça os consumissem como churrasco do inferno.
Provavelmente regado a muito carnaval e cervejinha para refrescar os ansiantes apoquentados pelos mármores das funduras diabólicas e esperançosos pela comida que em breve exalaria seu odor inebriante: ‘Oba, carne humana!’ eles se fartariam na gordura e não mais sentiriam os tantos males da terra abissal líquida e ígnea como as lavas do vulcão que os levava as profundezas.

Os consumidos pelo fogo seriam o prato da vez enquanto o louco incendiário cheio de poder exaltaria seu riso descompassado como sinfônica melodia a ser restituída como hino da nação que estaria prestes a fundar.

Seria o novo dono do mundo, mesmo que retido a alguns poucos metros quadrados como o seria a princípio.

Em breve teria a sua glória plena e as chamas arderiam em proporções estratosféricas libertando o universo como se o planeta fosse um incenso aromático e agradável aos olhos de algum criador maléfico e cheio de fúria para castigar os que não o obedeciam.

Por enquanto, ele, criatura, se contentaria com seus poucos metros quadrados. O depois viria com um plano mais elaborado e inspirado por mentes santas que o conduziriam a satisfação de ver um novo mundo: pleno, justo, divino, purificado e também queimado.

Andreia Cunha










Nenhum comentário:

Postar um comentário