Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

LITERATURA? PRA QUÊ?



O enfraquecimento da literatura é o modo mais sádico de os poderosos controlarem multidões, que desatentas de seus sentidos mais básicos se tornam cegas a respeito de suas condições: sejam estas físicas, sociais, psicológicas e também espirituais.

Quando se olha e vê é possível observar, analisar e depreender detalhes antes não assimilados devido à rotina imbecilizante a qual se está inserido. Desse olhar é que se faz arte em todos os seus aspectos. E a literatura, enquanto arte das letras (littera = letra), e estas através do tempo, é capaz de por meio da palavra fotografar e nos mostrar o que antes lá estava e por intensa miopia não se via com clareza.

Toda arte é em si reveladora do EU perante o mundo - seja este eu individual ou coletivo. Estar realmente vivo não é somente ligar o piloto automático. Estar realmente vivo é quando se torna possível perceber o quanto dentro dessa loucura rotineira somos atores alienados e escravos dessa condição atuantes sem que saibamos na peça estarmos inseridos, e o pior, sem reconhecimentos, aplausos ou cachês.

Andreia Cunha








Nenhum comentário:

Postar um comentário