Powered By Blogger

terça-feira, 15 de novembro de 2011

NICHOLAS NIXON E AS IRMÃS BROWN

Trabalho fantástico de Nixon. Fiquei encantada e ao mesmo tempo pasma em ver como o tempo age de maneira tão rápida sobre o corpo.
Isso com certeza é uma bela reflexão e sobre o que queremos guardar como nosso tesouro de vida.

Andreia Cunha
Nicholas Nixon  nasceu em Michigan em 1947. Influenciado pelas fotografias de Edward Weston e Wlaker Evans, começou a trabalhar com câmeras de grande formato. 


Considerando que a maioria dos fotógrafos profissionais tinham abandonado essas câmeras em favor de filmar em 35mm com câmeras mais portáteis, Nixon preferiu o formato porque permitiu que as impressões sejam feitas diretamente a partir do negativo 8x10 polegadas, mantendo a clareza e integridade da imagem. Nixon disse:


 "Quando a fotografia foi para a pequena câmera rápida e leve, ele mostrou fatias mais finas do tempo, fotografia primitiva, onde o tempo parecia não mudar. Eu gosto de pedaços maiores. Entre 30 segundos e um milésimo há uma diferença muito grande".

Em 1975, Nixon começou um de seus mais famosos projetos em andamento, intitulado “As Irmãs Brown”. A série é composta de um único retrato de sua esposa, Bebe, e suas três irmãs tirado a cada ano, sempre colocados na mesma posição, da esquerda para a direita.


 O aclamado ensaio foi exibido no Museu de Arte Moderna, da Universidade de Harvard Fogg Art Museum, Museu de Arte de Cincinnati, Museu de Arte Moderna de Fort Worth e da Galeria Nacional de Arte. 


Em 2010, o Museum of Fine Arts, Boston organizou a exposição "Nicholas Nixon: Álbum de Família", que incluiu "The Brown Sisters" série entre outros retratos de sua esposa, ele e seus filhos, Sam e Clementine


Nenhum comentário:

Postar um comentário