Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ROUPAGENS DO 'BIZARRO'



ROUPAGENS DO ‘BIZARRO’


Hoje, acordei pensando na palavra bizarro. Não sei o motivo de tê-la em mente, mas movida por curiosidade fui buscá-la nas origens, pois quando algo vem até mim é porque preciso entendê-la mais a fundo. Confesso que me surpreendi com os diversos significados que encontrei.
O conceito atual está ligado a algo feio, exagerado, de mau-gosto, estranho, confuso, sem sentido e conseqüentemente a idéias negativas, seja no âmbito comum do cotidiano (atitudes, comportamentos), seja na moda, na arquitetura, nas artes em geral. Entretanto, bizarro pode ser, pasmem, gentil, nobre, generoso e inclusive corajoso, entre outros significados.
Movida ainda pelo espírito da curiosidade busquei frases na mídia impressa, todas as que encontrei estavam ligados a um único conceito- o negativo (“peitos bizarros de tanto silicone”), ou então, frases intituladas de bizarras como sendo de mau-gosto.
Fora isso, encontrei também as ditas por adolescentes em outros tantos blogs como essa: “ A festa foi bizarra!” na qual o interlocutor fica sem saber como realmente foi o decorrer dessa suposta festa (tanto quanto a palavra ‘irada’)
Vamos então ao conceito do Dicionário Etimológico – nova fronteira de Antônio Geraldo da Cunha- 2º edição. Pág 113
Bizarro adj. ‘gentil, nobre, generoso’ xvii. Do cast. Bizarro,do it. Biz’z’a ‘ira momentânea’//bizarrIA xvii
Em outro via internet:
Do it., bizarro pelo esp., bizarro
Adjetivo. 1. Gentil, nobre, generoso. 2. Bem-apessoado, bem-parecido, garboso. 3. Vestido com elegância, bem vestido. 4. Fanfarrão, jactancioso. 5. Extravagante, esquisito
Explicada então a palavra vou deixar aqui minha colaboração com os diversos significados que bizarro pode assumir em imagens.
Um dos motivos pelos quais amo a Língua Portuguesa é ter essa oportunidade de ver o quanto as palavras carregam dos seres que a usam para se comunicar. Tal como nós, quando nos vestimos, as palavras também assumem novas roupagens sempre se ressignificando conforme a época e situação geográfica, etc, colaborando para o enriquecimento de nossa forma de expressão perante o mundo.

andreiACunha















Nenhum comentário:

Postar um comentário