Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de junho de 2011

"HAY QUE ENDURECER PERO SIN PERDER LA TERNURA JAMÁS"

LIBERDADE


Não creio num mundo sem ternura, porém igualmente se faz necessário endurecer perante as cruezas que vivenciamos.
O ideal é o equilíbrio da balança, pautado nos princípios e na busca dos ideais sem perder a noção daquilo que nos rodeia e chamamos de realidade.
Alguns dirão: "Há controvérsias"
Que ótimo!!!!
 E Viva a diversidade de pensamentos


Andreia Cunha





"O conhecimento nos faz responsáveis"
Che Guevara















Muito mais que mito, muito mais que símbolo:
Um homem que lutou até o fim pelo que considerava justo não somente para si, para o mundo.


















4 comentários:

  1. Magnífico homem, sua sensibilidade o tornava cada dia mais lindo, sentia a opressão dos indefesos e explorados no seu interior, buscava ensina-los reagir, esqueceu de perguntar para alguns :Quer mudar seu futuro? Seu desaparecimento físico aconteceu,suas idéias e ideais permanecem cada dia mais atual. Beijos companheira Andréia

    Marlene

    ResponderExcluir
  2. Foi um grande assassino que apoiava o ódio e punia os que queriam a verdadeira liberdade (individual e de expressão). Lutou bravamente por um ideal que talvez nem fosse o "ideal". Quase provocou a 3ª Guerra Mundial com o apoio da Rússia apontando ogivas nucleares para os EUA e tendo a certeza que haveria retaliação e grande parte de Cuba seria devastada. Entretanto, os russos se opuseram e retiraram as bombas, deixando Che e os Castros enfurecidos. Ele nunca ligou para o povo, queria apenas fazer valer seu ideal mesmo se tivesse que criar uma nova sociedade com novas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai estudar queridinho !!!!!!!!!! Quando aprender um pouquinho , dê a sua opinião. Jamais ele provocaria a 3º Guerra Mundial , pois os Yankees não mataria a sua galinha dos ovos de ouro : O comércio bélico .Perguntinha : quantas guerras aconteceram após a morte de CHE ? Quem provocou ? Quantas vidas foram tiradas ? Quanta fome , mutilações elas causaram ? Quantos orfãos ? Saúde , Paz e Prosperidade para todos . Marlene .

      Excluir
  3. Creio que há muito mito envolto em sua figura, mas li a biografia feita por Jon Lee Andreson e sinceramente acho que ele era um idealista que sonhava com uma América Latina em posição de igualdade e não meramente uma colônia dos EUA (bem como a África). Falta conhecimento histórico para entender que já havia uma luta branca no massacre aos oprimidos por meio de ideologias permitidas pelo sistema (assim como hoje - embora não vejamos claramente quem é o inimigo). Vivemos sob o consumismo desenfreado, mascarando nossas reais necessidades enquanto seres verdadeiramente humanos. A guerrilha era só um meio de garantir à força o que nos tiravam também à força - a pior delas - a envolta sob a capa da beleza e do orgulho que tanto reinam no universo capitalista neoliberal.
    Não creio na força como meio de validar posicionamentos, entretanto há muitas tendências que se arraigam como massacre e para elas a melhor arma ainda seria a educação, porém o que se vê é a anulação do sistema educacional para fazer valer a mutilação do homem que coloca a maioria como bestas e mulas de carga.
    A guerra proposta por Che era muito maior que mortes e armas era sim uma contraposição a tudo o que hoje se define como a única solução envolta no capital. Talvez, por isso o planeta seja repleto de pessoas egoístas que pensam somente em seus próprios bolsos.
    Caso haja desconhecimento, A URSS abandonou Che justamente por ele se opor às luxúrias que a potência ostentava em detrimento de seu povo pobre e humilde. O maior medo tanto da URSS quanto de Cuba era sua real aproximação com o comunismo chinês que mais se ajustavam àquilo que ele tinha como sociedade comunista ideal.
    Na verdade, Che não se curvava a líderes, seus ideais eram muito mais amplos do que qualquer modo de usurpar o povo pela qual tanto lutou. A grande pena fica por conta da falta de leitura e conhecimento profundos de como uma verdadeira guerra sem armas se processa na vida das pessoas comuns.
    Tudo procede de mentes pensantes que processam o que é adequado ao gado que no curral segue para sua própria morte sem saber o motivo de tudo o que lhe cerca. A irracionalidade é o objetivo maior de quem só enxerga o capital como sua tábua de salvação. Eis o motivo pela qual muitos se afundam e submergem na lama podre do ter e não do ser.

    ResponderExcluir