Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

AS ESDRÚXULAS




Amo as proparoxítonas. Para mim elas são belas e perfeitas... Também chamadas de esdrúxulas por serem em número menor na língua portuguesa, elas conseguem abarcar com a mínima quantidade, o máximo das contradições em seus significados citando como exemplo apenas o flácido e o sólido, o sólido e o líquido, o mágico e o lógico, o ótimo e o péssimo, o príncipe e o súdito além do anteriormente citado máximo e mínimo.

Ademais existem as sinônimas que não são poucas: rápidas e lépidas, cântico e música, bêbado trôpego, tímido e apático bem como as possibilidades de uni-las em nomes e qualidades mesmo que em brincadeiras poéticas: cálida ética, trágica dúvida, tráfego rápido, única máquina, ácaro cínico, próxima vítima, lâmpada épica, óculos tétricos, público nômade...

Que outro grupo de palavras possui tantos meios de brincar, de pensar, de jogar criando esse universo lúdico em meio ao crítico mesmo com sua ínfima quantidade tanto quanto um sábado em sua passagem como vírgula em nossas vidas? Mesmo nômades, passageiras pelo tráfego linguístico elas soam como pássaros, música e cântico sempre como relâmpagos em nossa gramática em nossos ouvidos bêbados por vezes ásperos para sentir suas dádivas e dúvidas em existências sejam estas épicas ou trágicas.

Elas, em seus códigos, bailam a nossas vistas, enquanto nós, vítimas fáceis, assistimos a seus shows apáticos e tímidos. Elas? arteiras adentram nossos narizes em ácaros, nos causam pânicos e nos levam a clínicas cínicas e ótimas em seus modos de vida.

São mais inteligentes que a atual informática. São gramáticas. São pródigas

E nós, os últimos náufragos, os próximos bêbados, os ínfimos apáticos, tímidos nesse tráfico rápido e cínico permanecemos surdos e imóveis perante os que nos transformam em público-máquina: átomo, ácaro tétrico, súdito do sistema pródigo.

andreiACunha












Um comentário:

  1. Amada Andreia,
    Eu também estou morrendo de saudade, anote por favor o meu msn, é mephisto201959@hotmail.com
    Te amo!

    ResponderExcluir