Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O LÚDICO E O CRÍTICO



Viviam sob o mesmo teto e sob o mesmo chão: o real e o imaginário. e, apesar das grandes diferenças em comportamento tinham algo muito importante que os unia: eram irmãos de sangue e letras. O pai Proparoxítono apesar da mãe Semântica.

Era por intermédio dos ancestrais que ambos, meninos, o Lúdico e o Crítico se embrenhavam nas vias do saber como meio de brincar e aprender. Nessas horas o lúdico era o rei enquanto o crítico se detinha a observar.

Claro que como crianças brigavam. O Crítico era por demais exigente mesmo quando se detinha a elogios, um tanto difíceis  de serem arrancados. Era crítico até com ele próprio. Nesses momentos, era o lúdico quem o tirava dessa onda e o punha a navegar em marolinhas.

O Lúdico ouvia o Crítico e aceitava suas brincadeiras nem sempre tão fáceis de se compreender. Mas quando o Crítico, de mau humor, queria extrapolar o Lúdico também se irritava e com ironia trazia o espelho distorcido para o irmão se enxergar.

Havia bom-senso, consenso e entendimento na maior parte das vezes. No entanto, era na biblioteca que eles mais interagiam. Sendo no brincar sendo no brigar e também no se entender. Entre livros e imagens, palavras e fantasias, amores e horrores, danças e paralisias, sonhos e pesadelos, prosas e poesias.

Para eles, o mágico e o lúdico da vida mais que nomes ali se eternizavam nos mares e nos ares fosse que tempo fosse. Eram apenas meninos ainda com muito a construir fosse em tijolos, fosse em flocos de nuvens de algodão.

Do alto as ancestrais; Literatura e História também se entretinham com ambos em suas aventuras, em suas descobertas. Todos aves em aventura.

Aves em ventura. 

andreiACunha










Nenhum comentário:

Postar um comentário