Powered By Blogger

domingo, 17 de março de 2013

N.D.A (no discourse agreement)




Perigoso afirmar que o homem precisa do autoritarismo porque é por fim irracional em suas atitudes e que se faz necessário uma varinha mágica que nos guie ao caminho da perfeição ainda mais quando se utiliza de argumentos da base intelectual(óide) para justificar esses fins.

Hoje em dia tudo parecer ser refletido em espelhos distorcidos com a exposição dos fatos podendo facilmente ser invertida e revertida em inúmeros posicionamentos contraditórios mesmo que fundamentados em exposições de figuras relevantes.

O fato é que cada um ‘puxa a sardinha para o seu lado’, isto é, cada um quer aparecer mais que o outro na defesa até de argumentos excêntricos para parecer uma pessoa intelectualizada e que por isso deve ser mais do que ouvida às custas de rédeas dos seus seguidores.

Controvérsias, caros leitores, controvérsias faltam-nos condições de argumentar as leituras que fazemos, deixar de crer ingenuamente em tudo o que se lê como verdade plena. Afinal o jogo retórico é o verossímel e não tem que necessariamente revelar as intenções do autor a seus interlocutores.

Há por detrás desse imenso jogo as intencionalidades sejam políticas, pessoais, sociais e talvez até  demagógicas para incitar e conduzir os despreparados para  os caminhos que nos querem levar.
Somente num sistema democrático é que se fazem acordos de ajustes de opiniões sejam estes por meio de silogismo ou até sofismas... Todos, a seu modo, tem o direito de falar o que considera ideal. 

Agora colocar o autoritarismo como benigno é pra lá de absurdo, pois assim tristemente estaríamos retrocedendo no processo evolutivo – seria realmente necessário voltarmos aos impérios e aos imperadores a base do pão e circo? Seria, por fim benigno vermos e fingirmos não ver o sumiço de pessoas a base de torturas que morrem por discordar de opiniões dos detentores do poder?

A mim fica bem claro que as regras do jogo é de fato imbecilizar a opinião pública com programinhas que fingem serem relevantes os questionamentos que os mesmos propõem: que me importa se determina atriz não se depila ou não, que me importa se fulana do BBB está com algum ator global, que nos importa se o marido da dita desconhecida vai a determinado programa para se defender das acusações de que não toma banho antes de dormir, que me importa se determinado jogador de futebol está namorando ou ficando com a mais nova bonitinha do momento?

Tenho medo de ver o gado indo do pasto ao matadouro como se fosse mais um passeio.
Oremos? Rezemos? Ou aceitemos? Acho que é n.d.a. (nenhuma das alternativas ou...).

andreiACunha


Nenhum comentário:

Postar um comentário