Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CO-LAPSO, RE-LAPSO




 "Nenhum ser humano é bastante perfeito para ter o direito de matar aquele que considera como inteiramente nocivo".
Gandhi 

“O efeito da morte sobre aqueles que continuam vivos é sempre estranho, e muitas vezes terrível, pela destruição de desejos inocentes”.
Virginia Woolf

“Sempre permaneça aventureiro.

Por nenhum momento se esqueça de que
a vida pertence aos que investigam.
Ela não pertence ao estático;
Ela pertence ao que flui.
Nunca se torne um reservatório,
sempre permaneça um rio.”
Osho




Colapso- Cometer um erro (lapso)  em conjunto ou em série(co).
Etimologicamente falando, seriam deslizes ou escorregões em conjunto, sejam estes erros sequenciados por um ou mais seres.

Pelo jeito o que vemos no planeta é um estado crítico a qual se pode muito bem definir como colapso mundial. Uma série de conflitos em diferentes regiões em que o derramamento de sangue se torna um meio de resolver confrontos. A meu ver, (e creio que no de muitos que lerão essa postagem) nada se resolve apenas alvoroça ainda mais os ânimos que como praga em pele cria mais bolhas e feridas.

E o problema não para por aí, caso nos atenhamos a observar mais atentamente, as mudanças ocorrem  tanto de modo visceral referente à natureza do planeta quanto em nível econômico,social, político, etc.

Seríamos nós, humanos, a erva daninha que surgiu como praga para acabar com a paz reinante nesse ínfimo universo a qual persistimos destruir a passos largos? Chego a crer que somos piores que os vermes que assolam e se multiplicam vorazes sob a putrefação contribuindo para a destituição do que antes era um ente.

No entanto, eles têm essa função ou missão como religiosamente alguns preferem. E nós, relapsos (os deslizantes para trás ou novamente cometedores dos mesmos erros), porém cientes de tudo o que fazemos persistimos no errôneo ato justificando-nos com ganância e poder? Talvez, esteja subestimando os vermes em relação a nossa ínfima condição de ervas daninhas  - joio biblicamente simbolizado.
Não, não creio em livros ou em nada a qual não possamos questionar. Sou de natureza instigante e questionativa. Prefiro a pedra fria ou quente do além ao me rebaixar  àquilo que não me convence e nem experienciei como verdade.

Acho ainda absurdo que se exponham ideias travestidas de opiniões nas quais as línguas como labaredas ainda queimam piores que as fogueiras inquisidoras e inquisitivas do Santo Ofício.
Infelizmente ainda se vive sob a capa da bondade como solução para o que o homem desconhece e toma como tábua de salvação. O colapso vem do não pensar claramente, do não refletir profundamente e principalmente do não querer enxergar o que por medo lhe tirará o chão.

Há muito de relapso no humano que nos conduz a esse colapso por enquanto incógnito a respeito da situação mundial. Muito se cogita pelas vias religiosas, pelas vias sociológicas, filosóficas,etc, mas no fundo bem no fundo enquanto não houver o despertar de uma consciência educativa plena, mais que mesas e carteiras o chafurdar na lama da ignorância será um meio de se rastejar como vida nesse planeta.

Andreia Cunha












Um comentário:

  1. Amada Andréia,
    Jamais ficarei triste ou magoado com você, eu te amo e te admiro demais.
    Ando desatento não só com você, infelizmente, porém pretendo aos poucos me dedicar mais e não decepcionar minhas queridas amigas.
    Espero que esteja bem e com muita saúde.
    Beijos e mais beijos com todo amor em você.

    ResponderExcluir