Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de abril de 2013

JOGO DE PODERES




A manutenção da ignorância á uma das armas mais potentes que conheço para conservar um povo inteiro cativo sob as rédeas do poder mesquinho controlado por uma minoria que quer sua preservação no trono de modo interino.

Falo da ignorância em todos os sentidos: desde o amplo até o mais restrito possível: desde a oportunidade tolhida para que pessoas se tornem excelentes profissionais dignos em suas escolhas até ao ponto da elevação a seres humanos melhores no sentido espiritual.

Imaginemos o quanto um corriqueiro ato de corrupção - seja numa esfera menor ou maior como a que vemos às abertas expostas como feridas sociais pela mídia e aceitas por nós pacatamente - pode causar uma avalanche em toda a estrutura social e no crescimento de um país (quiçá do mundo).

Sim, caro leitor, estou elevando mesmo que entre parênteses a questão para o âmbito mundial, afinal as crises capitalistas não são nada mais nada menos que meros artifícios para impedir de tempos em tempos a ascensão a um nível intelectual mais pleno e consciente desse jogo ardiloso e mesquinho.

Poucos são os que percebem pelas vias do conhecimento como o processo faz com que as roldanas se mantenham ativas e quem as manterão em pleno funcionamento seja a base de suor e sangue.

Gostaria muito de escrever amenidades, mas sinto na pele – sendo educadora  da escola pública– a situação sendo mantida e achatada cada vez mais estreitando essa pirâmide entre suas paredes imensas e limitadoras do olhar para o alto em relação aos que dela estão embaixo.

Não concordo com ideias hipócritas e cruéis que se assentam na calmaria e defendem que esse processo é necessário, pois alguns nasceram pra servir e outros para serem servidos. As oportunidades devem ser dadas igualmente, as escolhas, sim, são pessoais, mas aquelas não devem jamais ser tolhidas da maioria.

O professor da classe A jamais será o professor da classe C ou D se compararmos que A é o leite de melhor qualidade e o C ou D o mais aguado e menos consistente. Vemos ao final que essas injustiças se viram contra os próprios mantenedores. Embora estes sempre encontrem seus meios de se manter acima das reles leis humanas.

Os endinheirados e donos do mundo são capazes de comerem as carnes dos próprios parentes e supostos amigos para não perderem o status que os elevam a deuses do Olimpo do capital. Não é preciso ir longe, basta apenas um pouco de curiosidade e boa vontade para pesquisar na internet tais fatos.

Uns exploram a inocência religiosa, outros exploram o corpo e a alma recheando as mentes da maioria de dúvidas, dívidas, culpas e infernos bossais e fantásticos para usufruírem de suas energias como vampiros que os mantém zumbis para a verdade que cada um contém e é diferente para cada ser que se propõe a buscá-la e vivenciá-la de seu jeito.

Dizem que a receita para ser feliz é a ignorância, que esta mantém os sorrisos e a mansidão perante os abusos e absurdos. No entanto, ser feliz não é apenas sorrir boba ou bestamente sem razão de ser, creio que é lutar pelo que se quer e saber mais ainda o que não se quer diferentemente dos que tristemente serão conduzidos como gado para o matadouro.

Creio na felicidade com liberdade de expressão que mesmo não sendo marcada no rosto com sorriso possa ser marcada no rosto com seus veios sejam estes semelhantes a rugas. Aliás, que para mim representam a força e a coragem de ter vivido e lutado com dignidade.

Enquanto a ignorância imperar, imperam também os reis de copas, ouros e espadas, para os demais? Apenas paus.

andreiACunha





Nenhum comentário:

Postar um comentário