Comentário pessoal a respeito do artigo de Eliane Cantanhêde no jornal Folha de SP publicado em 19 jul 2012.
O posicionamento do governo Dilma em fiscalizar e de certa forma se tornar uma espécie de Robin Hood do consumidor é louvável, visto que por mais que este reclame muitas vezes nada acontece.
Já fui diversas vezes alvo dessas empresas que gananciosamente nos colocam como meras peças decorativas e com abuso nos fazem de peteca quando o assunto é reivindicar os direitos. Que agora então aprendam a servir direito quem com muito sacrifício às vezes faz uso de um serviço ínfimo mesmo com os valores altíssimos.
Afinal, a crise é na Europa, não somos mais os índios a serem catequizados e extorquidos para levantar a bela Europa montada em seu lindo touro das histórias mitológicas.
Que Macunaíma das funduras de suas páginas pouco lidas nos ajude a ter boca não necessariamente para ir a Roma, mas pelo menos para fazermos valer nossos direitos.
ELIANE CANTANHÊDE
A vingança dos consumidores
BRASÍLIA - O crescimento econômico vai ser pífio, o grau de confiança dos empresários já andou melhor, os funcionários estão parando o trabalho e o trânsito em Brasília e os trabalhadores ameaçam greve. Mas Dilma Rousseff tem suas armas.Depois de combater os juros altos, usar o Dia do Trabalho para atacar a "lógica perversa" dos bancos, suspender (via ANS) 268 planos de saúde e 37 operadoras, agora é a vez de Dilma guerrear com as companhias de telefones celulares. A Anatel decidiu bloquear, a partir da próxima segunda, a venda de chips da Tim, da Oi e da Claro em diferentes Estados, inclusive São Paulo. Bancos, planos de saúde e operadoras de celular encabeçam as listas de reclamações dos órgãos de proteção aos consumidores. Quem tem conta em banco, plano de saúde e celular sabe bem por quê. Nem é preciso citar números. É a ganância, mas não só. Impera também o despreparo, a ineficiência e o descaso com o cliente. Atire a primeira flor quem nunca teve problema com o celular. Quando você mais precisa, falta sinal ou a ligação cai no meio, uma, duas, três vezes. Há erros nas contas e o atendimento nas lojas e no 0800 é desesperador. Mas, enfim, vamos esquecer o muro de lamentações para ver a coisa pelo lado político. Funcionários são só parte da população. Consumidores somos "a" população. O que é mais importante para o país e pesa mais contra ou a favor da popularidade de Dilma? Servidores em confronto com policiais na Esplanada dos Ministérios, por aumentos que podem chegar a R$ 92 bilhões (metade de toda a atual folha de pagamento do serviço público federal)? Ou os consumidores se sentindo vingados? Como a "faxina" já deu o que tinha de dar, a economia não é nenhuma vitrine e PIB até virou bobagem, o marqueteiro João Santana deve ter tido uma boa sacada. Dilma agora é "a vingadora dos consumidores". PS - E as companhias aéreas? |
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