Powered By Blogger

domingo, 27 de novembro de 2011

RE-VIRA VOLTA PRÉ-HISTÓRICA



Viviam em condições primitivas e em grupos. A moradia? uma gruta, hoje chamada de Maba que fica na China. A sobrevivência era árdua e conseguir comida uma tarefa que envolvia união e paciência.
Entretanto, Urugh não era lá um dos mais pacientes. Seu porte físico, sua força e capacidade física iam além das dos ditos normais. Por isso, destacou-se como líder causando desconforto para os outros integrantes.

Na verdade, eles nem sabiam distinguir os nomes dos sentimentos. Era algo que se sentia mas não se sabia bem de onde vinha. Aliava-se a uma vontade de revolta e destituição daquele estado de comando.

Nessa história, o mais prejudicado era Mxwa: fraco e apesar de jovem não se saía muito bem nas tarefas que exigiam habilidades físicas. E isso deixava Urugh danado. Eram enormes urros de indignação porque as grandes empreitadas por vezes fracassavam por conta da suposta incompetência de Mxwa. Porém, se o garoto não tinha essa condição deveria ser deixado para outras tarefas menores.

O que não acontecia por maldade de Urugh em ver o garoto humilhado.Só que mesmo sendo pré-históricos. Alguns mais espertos começaram a notar os maus intentos do chefe que era rude com todos sem exceção. Daí para uma revolta foi uma chispa. 

Certa vez, num átimo de extrema brutalidade, o líder levantou seu tacape para Niyjwa e Mxwa foi tentar defendê-lo.Pra quê? Foi um rebuliço sem fim. Mas Urugh não contava com o descontentamento da maioria e a turba se alvoroçou em berros, urros numa selvageria tanto quanto a do líder e começaram a desferir diversos golpes nele, que veio a cair pois não podia lutar com tantos ao mesmo tempo.

A tacapeada final todos deixaram por conta de Mxwa que lhe acertou o crânio fatalmente.
E  eis que hoje, milhares de anos após esse incidente, um porco espinho desenterra um amontoado de ossos que são encontrados por especialistas e o fato vira a maior sensação no mundo da paleoantropologia.

A revolta de Mxwa não foi esquecida, embora nem saibam que este era seu verdadeiro nome e muito menos que aquele foi o primeiro ato de revolta contra líderes opressores.

A História tem suas artes: entre voltas e reviravoltas o passado colabora para remontar o próprio passado na busca de se entender o futuro.

Andreia Cunha














Nenhum comentário:

Postar um comentário